BREVES REFLEXÕES: A PERSEVERANÇA

 

 

 

 

 

“Entretanto, aquele que perseverar até o fim será salvo.” (Mt 24:13)

 

Nos dias de hoje, é muito comum que os cristãos se arrefeçam em seu ânimo. Infelizmente observamos nesta geração uma horda de crentes fracos, que frente à mais mísera tentação cedem. Por isso, é necessário lembrarmos, que precisamos perseverar até o fim.

E para aqueles cristãos que permaneceram fortes por muito tempo, mas que agora ou recentemente acabaram por cair, lembrem-se: devemos perseverar até o fim. Não espere o dia de amanhã, retome hoje o Caminho, volte as veredas do Senhor; não pense que tudo está perdido, ainda há tempo! Pois, para os que almejam o céu é necessário perseverar até o fim, a bem-aventurança eterna é somente para os que puseram a mão no arado e não olharam para trás (Lc 9:62)

 

Como também, aos irmãos que continuam firmes, que não se deixaram levar pelas tentações, permaneçam! Porque muitos começaram bem como vós, alguns até melhores, como Tertuliano, mas terminaram mal, e não puderam adentrar o Paraíso. Pois, como diz o texto de hoje, somente os que perseverarem até o fim alcançarão a salvação.

 

Contudo, aqueles que pensam que podem perseverar por suas próprias forças, já estão fadados ao fracasso. Não há outra maneira de se obter a perseverança que não pela Graça de Deus! Portanto, meus irmãos, que possamos estar sempre debaixo desse dom, debaixo do Sangue, para não dependermos jamais de nós mesmos, pois nesse dia, certamente falharemos…

 

Então, nesta nossa breve reflexão de hoje, lembremos que precisamos correr para alcançar o prêmio (1Co 9:24). Mas sempre recordando que o querer e o executar provêm de Deus (Fp 2:13). Para então podermos receber a coroa que pertence somente a perseverança, como diz São Boaventura.

Perseveremos meus irmãos! Como o sol persevera em brilhar, como as flores perseveram em perfumar, como o fogo persevera em queimar e como a água persevera em molhar. Que possamos espelhá-los, e através da Graça de Deus, ter a perseverança como parte de nós. Para que no fim, possamos receber a bem-aventurança eterna…

error: